sábado, 16 de fevereiro de 2013

Movimento dos Sem Paraíso [MSP]

​​ “Como Deus irá perdoar alguém que não crê no Filho de Deus se o perdão só é dado para aqueles que creem em Cristo?”
[E-mail]

  Segundo a Bíblia, para o “Deus de Abraão” tudo é possível.

  Mas vamos refletir sobre “nossa culpa”, pelo que devemos ser perdoados.



  Eu e muitas pessoas tivemos uma infância difícil, mesmo assim trabalhamos, estudamos, montamos nossas famílias, não nos entregamos a vícios, pagamos nossos impostos.
  Perfeito ninguém é, todos nós cometemos erros.
  Eu li toda a Bíblia 2 vezes.
  Se compararmos minha vida (e da maioria) com alguns porres, adultérios e incestos narrados na Bíblia... não temos nada de tão nefasto a ser perdoado por Deus.

  Um exemplo?

  David era um sanguinário, literalmente trucidava povos, não poupava nem mulheres e crianças.

  E fora das guerras, como David era?
  David na posição de Rei podia ter um arem.
    (Várias esposas/concubinas).

  “Entre os hebreus, a concubina ocupava uma posição de natureza comparável à duma esposa secundária e era às vezes chamada de esposa. Parece que as concubinas eram escravas de um de três tipos:
1) Moça hebreia vendida pelo pai (Êx 21:7-9),
2) Escrava estrangeira comprada.
3) Moça estrangeira capturada na guerra (De 21:10-14).
    Algumas eram escravas ou servas da esposa livre, como nos casos de Sara, Léia e Raquel. — Gên 16:3, 4; 30:3-13; Jz 8:31; 9:18.

  O limite é que ele não poderia ter como esposa ou concubina uma mulher que já fosse casada.
  David se interessou por Betsabá ao “espiona-la tomando banho.”
  (Ótimo caráter hein?)
  Betsabá, mesmo casada com Urias, transou com David.
  Até ai “tudo bem”.
  Deus não se importou.
  Acontece que Betsabá ficou gravida.
  Isso iria dar o maior barraco.
  Mas o “bom David” tinha a solução perfeita.
  Ele era Rei, mandou Urias para uma frente de batalha onde certamente seria morto.

  Aí já era demais, Deus de Abraão não gostou.

  “Davi foi repreendido por Deus através do profeta Natã, reconheceu seu pecado (II Samuel 12:13), e pediu perdão a Deus (salmo 51).
   No entanto, o menino que nasceu dessa gravidez adulterina morreu por juízo divino (II Samuel 12:15-18), o que deixou Davi profundamente abatido, porém em grande estado de adoração ao Deus Eterno, pela sua justiça.
   Davi teve com Bate-Seba mais quatro filhos, incluindo Salomão, que sucedeu ao trono de Israel (I Crônicas 3:5) e cumpriu a promessa de construir um templo para Deus.”

  Viu a “dureza” da punição de David?
  Perdeu um filho entre as dezenas que ele tinha.
  Do relacionamento “criminoso” com Betsabá nasceu Salomão que o sucedeu no trono.
  Percebeu a “justiça” concedida a Urias?
  Não!? Confesso que nem eu ...
  😩

  A Bíblia é cheia de histórias assim, uma novela mexicana cheia de bebedeira, carnificinas, orgias sexuais.

  Eu e você (perto de David e tantos homens de Deus) praticamente não temos pecados a serem perdoados.

  Lendo a Bíblia é perfeitamente aceitável que fiquemos em dúvida sobre a ideia que os antigos tinham de Deus e por tabela Jesus.

  Basta essa “pulga atrás da orelha” para irmos para algum “inferno”, não sermos perdoados pelo bom Deus de Abraão?

  Calma, não se irrite, se retrocedermos na história Bíblica a coisa consegue ficar pior.


   Eu, William, já nasci com culpa!?

  Culpa do quê, do casal Adão e Eva desejar conhecimento?

  Sabiam que tinha outras tribos fora do condomínio fechado construído para o casal Adão e Eva?

   Depois que assassinou Abel, Caim foi habitar com outras pessoas que viviam na Terra de Node, “criaturas” que nunca estiveram no Éden.

  Acompanhe o relato bíblico:
  [Não temos “ibagens” 😊]
 

 Gênesis 4:15-17

 “O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado.
  E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

  E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

  E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque; 

  Deus “puniu” o assassinato de Abel “condenando” Caim a vida!
  Caim casou, teve muitos filhos, “edificou cidade”.

  E se eu for descendente de Enoque?
  Sou uma criatura que descende dos que nunca estiveram no Jardim do Éden.
  Minha única ligação remota com o paraíso é um ancestral assassino?

  Fui expulso de um lugar que nunca estive?
  Surreal elevado a décima potência!

  Do que devo ser perdoado mesmo!?


“Decifra-me ou te Devoro!”
















.

26 comentários:

Daniel disse...

Adão viveu 900 anos e uns quebrados, pode ser que no decorrer desse tempo, ele tenha povoado a terra com muitos filhos que edificaram cidades; e caim e abel, eu não sei se é apontando que foram os primeiros filhos, mas vê-se que foram ilustres pelo que faziam.

Existe um paradoxo na crença de que somos pecadores.
Pensando bem, não me importa mais pensar sobre isso.

William Robson Anakin disse...


“Adão viveu 900 anos e uns quebrados, pode ser que no decorrer desse tempo, ele tenha povoado a terra com muitos filhos que edificaram cidades;”
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
A Bíblia é bem clara:
O terceiro filho foi Sete.
Adão e Eva tiveram muitos filhos, mas Caim e Abel foram os primeiros.

NIHIL METILENE disse...

Essas histórias são a transcrição de uma lenda suméria sobre as origens.
O nome verdadeiro do Noé bíblico,é Gilgamesh,se não me engano.

A mim, sempre ficou meio patente que quando Adão e Eva foram "inventados",já existia uma Humanidade sobre a terra,com muitas tribos espalhadas.
Talvez,a história deles,é uma lenda para ilustrar o aparecimento dos primeiros cidadãos terrenos com um Q.I pós-limítrofe.
Sei que devo ter escrito algum outro textão a respeito,no outro "Filosofia Matemática".

NIHIL METILENE disse...

Eu mencionei o personagem Gilgamesh,porque tais lendas ocidentais sobre as origens, resultaram das histórias que ele contou para o seu povo.

Daniel disse...

Complicadíssimo.
Porque, se assim for, a história da Nihil sobre ser adão e eva os únicos seres pensantes, encontra sustentação.
De novo, tornou-se interessante pensar sobre o assunto.

Existiria sustentação para a teoria de Darwing na bíblia?

William Robson Anakin disse...


Deus ou os Deuses são CIENTISTAS.

“A conversa da serpente com Eva foi decisiva para ela mudar sua decisão e a pergunta que não pode calar é onde estava Deus?
Oras, como um cientista observava o que acontecia com a cobaia, sim o Sapiens foi a cobaia.”

PASSEANDO

Daniel disse...

Interessante sua dedução acerca do assunto das árvores.

Eu não vejo porque ter a necessidade de estar certo sobre a origem, como agora eu tentarei expor meu ponto de vista. Deus cria o homem, e acreditando no homem pois fê-lo à sua imagem, agora deus dá o livre arbítrio (para todo sempre muito questionado), e o deixa sob outra influência. Deus então tem a surpresa de vê-lo pecar. Mas não tem determinação antes disto avisando que após pecarem eles poderiam comer da outra árvore que lhes garantiria a vida eterna.

Chego à conclusão que estas historias serviram para guiar pessoas de melhores cabeças fazendo especialmente menção sobre a obediência.

William Robson Anakin disse...


“Deus então tem a surpresa de vê-lo pecar.” [Daniel]
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Se Deus é onipotente, onipresente e onisciente, não tem como se surpreender com nada.
Ele sabe tudo que vai acontecer.
Para sua tese ser possível devemos tirar a qualidade de onisciente.
É isso que esta propondo?
Deus não sabe de tudo?

Daniel disse...

Deus se é deus, sabe tudo logicamente.
Apenas estou dizendo que a bíblia está cheia de linguagens figuradas, como já lemos em outro texto que deus se arrepende de ter feito o homem.

Vejamos um ensinamento aqui.
Geralmente você sabe que o fogo é quente e queima. Talvez você não se lembre mas pode ser que teu pai tenha permitido você passar a mão no fogo para então ter a certeza de que realmente ele queima. Talvez deus tenha feito isto com Adão e com toda a humanidade desde o principio.

William Robson Anakin disse...


“Geralmente você sabe que o fogo é quente e queima. ¹Talvez você não se lembre mas pode ser que teu pai tenha ²permitido você passar a mão no fogo para então ter a certeza de que realmente ele queima.” [Daniel]
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

1 - Não me lembre!?
Você é reencarnacionista agora, lembranças de outra vida?

2 – Não vejo nada de mau em adquirir conhecimento, o “fogo” no meu caso é bastante agradável. Se Deus pensou que Eva e Adão não iriam gostar de conhecimento se enganou redondamente.
Com certeza iriam gostar de comer do fruto da vida eterna, mas Deus não respeitou o livre arbítrio...
É como seu pai dizer para você:
“Não faça sexo que irá se arrepender”

Você faz e não se arrepende, gosta de fazer, daí seu pai te expulsa de casa.
Você não gostou de ser expulso de casa, mas o sexo foi bom.

Essa lógica entra em sua mente?

Daniel disse...

Sim, perfeitamente.
Porem deus não é como qualquer pai, e é bom deixarmos bem claro isso.
Deus é o criador de todas as coisas, e é onisciente. Adão e Eva poderiam comer da árvore que quisessem, menos de duas, mas agora comem da da ciência do bem e do mal. Deus é que constata que não seria bom que vivessem eternamente como deus, já tendo Adão e Eva deliberado contra uma determinação expressa de deus.

Não havia sentença que implicasse em castigo. É como eu te dizer do brilho do fogo mas esquecer-me de te dizer que ele queima.

NIHIL METILENE disse...

Para complementar o assunto dessa página,irei postar uma colaboração antiga minha,para o blog da Selma,e que o Teacher também leu,pois postei para ele,no JD.
Nessa época,eu estava provisoriamente usando os apelidos Angulimala,e Samudra,porque então,eu falava muito mais sobre a religião budista,do que falo atualmente.

Talvez o Denytus irá se lembrar que estive "com uns problemas" com o sr.Hosaka por uns tempos,e o texto em referência,além de ter sido uma brincadeira,fez parte das minhas tentativas de voltar a me dar bem com ele.
Isso aconteceu naturalmente,sem eu precisar continuar me esforçando tanto.
Ainda bem que o sr.Hosaka tem um gênio fácil,e que não costuma ser um ressentido.
Então,quase dois anos depois de um entrevero que tivemos no gd do Terra,voltamos a dialogar melhor.

Divirtam-se com esse conto,o qual assim que possível,irá para o blog do Onírica.

a "verdadeira" história de Adão e Eva.(hohó!)

William Robson Anakin disse...


“Sim, perfeitamente.
Porem deus não é como qualquer pai, e é bom deixarmos bem claro isso.
Deus é o criador de todas as coisas, e é onisciente.” [Daniel]
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
Sim, é absolutamente necessário deixar esse DOGMA bem claro.

“A humanidade não criou nada, mas é responsável por tudo que há de mau, Deus criou tudo , mas não é responsável por nada que há de mau.”

Lucifer surgiu ao acaso, mas foi criado por Deus... hã, não faz sentido?
Quem percebe isso com certeza não se apegará pra sempre em dogmas...

Quem não percebe... “são cegos guiando outros cegos”

Daniel disse...

Tenta você criar uma coisa que não é um robô, e dote esta coisa de sentimentos de emoções que você conhece bem. Lembre-se porém que por ter criado esta coisa você tem total controle sobre ela, e tem logicamente como prever seus movimentos porque você sabe sobre a natureza dessa coisa criada.

Agora o que impedirá esta coisa de querer ser você?

Lucifer sabia que não poderia ser deus, ou se não sabia, deus o usou como usou a todos até aqui.
Mas ainda é preferível acreditar que deus tenha criado anjos e a nós deixando à sua própria sorte.
Quando você nasce, por experimentação é que você vai conhecendo os limites e assim também vai moldando o seu carácter de modo que estes limites encontrem aceitação em você.

Eu pareço estar defendendo deus ou o demônio?
Então livra-se dos seus dogmas e pensa que ninguém jamais precisou da minha defesa.
Deus e os demônios estão numa realidade bem distante daqui, uma que será difícil a qualquer humano compreender.
Melhor para o homem é nunca pensar que eles possam ter existido em algum momento do passado, assim este homem poderia constituir sua vida com mais liberdade.
Mas o que fazer quando a linguagem do sacrifício é mais bem aceita do que qualquer outra?
Precisa de um sacrifício meu para tentar não infligir maior dano a estes que se acostumaram a sofrer, porque de verdade veem necessidade para fazer isso.
Estas pessoas não precisam de um outro jesus na vida delas, precisam apenas de alguém que as compreenda pelo que elas fazem. Seja porque isto é tradição, seja porque isto é cultural, seja porque motivo for.
Não gosto de pensar que eu estou defendendo ninguém porque minha missão aqui é outra. Eu não pago tributo para negligencia dos outros. Pago penitência e castigo, como força de expressão isto, pelo meu erro.
Eu não erro, a não ser quando eu não acerto. E acertar é tudo linguagem e interpretação de texto. E isto é como a teoria da relatividade de Einstein, você por estar em um angulo diferente, tem uma linguagem e interpretação diferente da minha sobre o que estou fazendo a qualquer momento. Significa que apenas pela minha sabedoria é que eu sou redimido, e não por mais nada.

Daniel disse...

Muito bom o seu texto, Nihil.
Mas eu não consigo imaginar que contraste tenebroso voce teve com o Hosaka. Mas é bom deixar pra lá.

William Robson Anakin disse...


1 - “Agora o que impedirá esta coisa de querer ser você?” [Daniel]

W- Eu não colocar essa programação nela.

No caso de uma inteligência artificial com vontade própria e essa vontade não sendo baseada na lógica suas ações terão um algo grau de imprevisibilidade e nesse caso eu deixo de saber tudo o que irá acontecer, eu deixo de saber tudo.
De qualquer forma voltaríamos a conclusão mais satisfatória... DEUS NÃO SABE TUDO.
Algumas coisa ele fica na “torcida”.

ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

2 - “Lucifer sabia que não poderia ser deus, ou se não sabia, deus o usou como usou a todos até aqui.” [Daniel]

W – Se Deus nos usa como fantoches nos deu o livre arbítrio sabendo como iríamos usa-lo, poderia ter impedido a qualquer momento a “desobediência”, não colocando a tal arvore ou não deixando a serpente coabitar com o homem.
Não entendo como Deus pode ser o criador de tudo e não ser responsável por nada!!!
Adão e Eva não se criaram e de certo não criaram Lucifer.
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

3 – “Eu pareço estar defendendo deus ou o demônio?” [Daniel]

W – Claro que não! Você esta defendendo a sua TRADIÇÃO sobre a interpretação da Bíblia.
O pastor da sua igreja disse que é assim, seu pai e sua mãe dizem que é assim... então é assim.
Você foi condicionado a isso e de livre vontade prefere permanecer condicionado, isso deve lhe trazer algum conforto mental, mesmo sendo irracional.

O que pode a razão diante da emoção?
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
4 – “Deus e os demônios estão numa realidade bem distante daqui, uma que será difícil a qualquer humano compreender.”

W – Então o melhor é pararmos de pensar, nem tentarmos entender, devemos viver pela FÉ que tudo que a Igreja Católica nos disse que é... é.
Ou devemos viver pela FÉ de que tudo que Lutero e Calvino disseram que é...é.

Sinto muito, eu tenho uma inteligência com vontade própria e escolhi questionar.
Não questionar por questionar, mas analisando ARGUMENTOS, observando a REALIDADE.
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
5 – “Significa que apenas pela minha sabedoria é que eu sou redimido, e não por mais nada.”

Apostolo Paulo – “Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?”
1 Coríntios 1:17-20

W - Evangélicos abominam a sabedoria, se você esta buscando ser redimido pela sua sabedoria deveria desistir de ser evangélico.
A Fé e só a Fé deve lhe bastar.

NIHIL METILENE disse...

Pois é.

Eu e o sr.Hosaka voltamos a nos entender (somos como dois gatinhos domésticos...) e nossas prosas voltaram a se assemelhar à conversa de duas candidatas a miss.

Cada um fala apenas sobre sua inspiração.
É difícil trocarmos grandes idéias.
Mas,gosto da companhia dele,acredito que ele se diverte com minha presença.
Assim como suspeito que em tempos antigões, Safo e Kléines pareciam duas meninas da mesma idade,disputando bonecas e amigas...

Depois,irei reler seus textos(Denytus) nessa página.

Daniel disse...

Pergunta ao William.
Você acha que é burro quem tem alguma religião?

Daniel disse...

Alguns como eu, veem a esperança como o melhor e maior presente do homem na terra.
Somos seres dotados de sensações que não conhecemos bem, não sabemos seus limites. E a meu ver nós somos seres que usamos a fé por natureza.
Nada explica o fato de termos existido. Não ha comprovação de como o homem veio parar a esta terra.
Só que aceitando a fé como forma de vida, deliberadamente nós ficamos no limitar das absurdisses. Porque há espaço para qualquer coisa ai.

William Robson Anakin disse...


“Você acha que é burro quem tem alguma religião?” [Daniel]
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
A palavra Religião tem uma etimologia controversa por ser uma palavra muito antiga.
A que eu aceito como mais satisfatória é “religare”.
Religare é buscar ou renovar uma ligação.
Mas buscar uma ligação com o que?
Com Deus, ou deuses, ou divindades de qualquer ordem.

Religião é o caminho [ideologia] que você segue para buscar essa ligação com o divino.
É evidente que quem não acredita em espíritos ou seres relacionados não tem como ser religioso.

Se você é Católico você busca sua ligação com Deus seguindo a doutrina Católica.
Se você é Batista busca a ligação com Deus seguindo os preceitos do protestantismo.
Um religioso pode ser inteligentíssimo, mas lembremos que a Fé na parte que trata de Dogmas exige que não pensemos, logo, você não usa a inteligência para analisar o que esta sendo exposto.

É óbvio que a Fé não precisa ser necessariamente irracional.
Eu tinha muita Fé, mas nunca levei a sério dogmas como não comer carne na Sexta feira Santa ou Cristo ser o único caminho.

Humm... aqui vamos entrar em uma Filosofia muito Complexa.
Por enquanto, não, religioso não é burro, a pessoa optou por não questionar os dogmas só isso.
Eu não sei dirigir caminhão por que nunca me interessei não é que eu seja “burro” para dirigir caminhão.

Depois escrevo um texto...

Daniel disse...

Você tem um desenvolvimento perfeito de suas ideias.
Mas eu não tenho dificuldade para apresentar o que eu acredito que agora não é nada concretamente. Se eu sou deus, eu sei de tudo antecipadamente.
Eu criei eu sei o fim que isto dará.
O que não se pode compreender direito é a dimensão deste poder tremendo de ser deus.

William Robson Anakin disse...


“O que não se pode compreender direito é a dimensão deste poder tremendo de ser deus.” [Daniel]
ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
É porque é um poder que só existe na sua imaginação.
Deus nunca falou fisicamente com você, você nunca o viu, você diz que o conhece por meio de narrações controversas e sem sentido dos antigos.

Lembrei agora de uma conversa descontraída na academia de musculação [quando eu freqüentava] foi mais ou menos assim:

Nardão: Quero ficar com o corpo igual do He-man.

Alfredo: É impossível você ficar com o corpo igual o do He-man.

Nardão: Com esforço e dedicação é possível.

Alfredo: Aquilo é um desenho o desenhista pode fazer o corpo tão perfeito quanto puder imaginar...

Percebe?
Você pode imaginar Deus tão poderoso quanto desejar.
Se você imaginar que ele tem visão de raio laser ele terá.
Se tudo de mau você atribuir a humanidade e tudo de bom atribuir a Deus assim será.
Na sua imaginação você pode tudo.
Então nós não estamos falando da dimensão do poder de Deus porque nem temos como aferir suas características.
Estamos falando da dimensão de sua imaginação e ela é infinita...

Eu prefiro imaginar menos e me ater mais aos fatos ou uma seqüência coerente de pensamentos e proposições.

Se Deus pode tudo não precisava criar ou permitir o mal.
Ficamos com apenas duas teorias satisfatórias.
Ele não pode tudo, não pode eliminar o mal.
Ou pode e não faz porque não quer então é conivente com o mal.

Daniel disse...

Realmente é infinito o limite de qualquer imaginação. Sabe-se porem que para esta crença crista tem uma ordem cronológica para que alguns fatos si cumpram.
Eu não vou continuar, porque, com certeza, você terá outro texto o que tornará este assunto ainda mais abrangente do que já é.

Eu não posso te dizer com certeza sobre uma vontade que não é a minha propriamente. Não sei na realidade porque deus quis fazer tudo isso; se apenas servimos de experimento, eu não sei.

É bom vê-lo desenrolar em sua razão. Não digo que não é assim. Mas.
É como a história do gato que um dia voce falou, pode ter como pode não ter um gato dentro do cesto. 50 % para cada.

NIHIL METILENE disse...

Deus é "beleza pura".
Constatei isso em algumas meditações antigas que desisti de fazer,porque elas estavam me desestruturando.
O êxtase era incontornável, eu ia perder o interesse pela vida comum,se as continuasse.
(pratiquei a pré-kryia yoga,ensinada pelo guru Yogananda)

O restante sobre ele(Deus) eu posso apenas deduzir.
Ele não melhora nossa vida,por uma soma de impotência e "má vontade".
Nem tudo ele controla,embora ele tenha mais recursos para "por as coisas nos eixos" do que teríamos.
Outrossim,ele espera que ajamos como adultos,quando de fato,ainda somos "crianças".
Deseja que seja nossa a iniciativa de procurar a "união mental com ele".
Pensa que o prêmio emotivo que teremos por causa disso será tão grande,que nosso sofrimento atual em nossa vida,será logo esquecido,ou minimizado.

Uma parte dessas deduções,me foi possível,justamente por causa da prática da pré kryia yoga.
Penso em tentar retomar essa prática,por curiosidade.
Espero não precisar parar de novo.
(pode ser conciliada com outras disciplinas religiosas)

William Robson Anakin disse...


“É como a história do gato que um dia voce falou, pode ter como pode não ter um gato dentro do cesto. 50 % para cada.” [Daniel]
ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
Caraca! Foi demais você lembrar disso.
Por vezes eu desisto de escrever certas coisas porque considero que ninguém vai prestar atenção, é jogar palavra fora.

Quando alguém relembra um exemplo ou comentário antigo... dá um sentimento gostoso...
Valeu a pena ter escrito.

Continuei o tema no Terapia da Lógica:

PASSEANDO

Nihil disse...

Peraí.

É claro que lembro da história do gato.(hehe!)