sexta-feira, 21 de junho de 2013

Aflição

   “Gosto de viver.
   Algumas vezes me sinto muito, desesperadamente, loucamente miserável, atormentada pela aflição, mas mesmo diante disso tudo eu compreendo que estar viva é uma coisa grandiosa.”
 [Agatha Christie]

   Ainda não desenvolvi esse gosto pela vida, talvez porque me falte trabalhar no que gosto, coisa que Agatha Christie conseguiu e teve um estrondoso sucesso.
  Mas tenho minha família,colegas, saúde, fartura, um emprego tolerável… a vida atualmente me é agradável.
  Esse depoimento de Christie só reforça  o que já entendi faz tempo.

  Há um enorme  “vazio existencial” em cada um de nós.

  Não tenho qualquer ilusão que algo possa me deixar em "plenitude", feliz por muito tempo. 
  Nem dinheiro, nem amor, nem religião, nem lógica, nem sucesso profissional… o tédio, tormento ou aflição sempre vem, é o abismo dentro de nós.

  Quando estou "loucamente miserável, atormentado pela aflição", escrevo mais um texto, durmo um pouco, leio outro tanto, como alguma coisa gostosa ... vou me enchendo de pequenos prazeres ou afazeres até que a aflição passe.

  A maioria de nós diante do vazio quer soluções mágicas, quer agredir o próximo fisicamente ou com palavras, quer esquecer o vazio com drogas ou outro vicio qualquer.
  Quando o efeito da atitude transloucada passa o vazio esta lá, maior e mais forte, aí xingamos mais, ofendemos mais, bebemos mais, nos perdemos mais…

  Estar vivo realmente é uma experiência fascinante, mas como diz o velho ditado:

  "Rapadura é doce mas não é mole não."😊

  Vejo pessoas buscando persistente mente a felicidade e nessa busca sacrificam bons momentos e a serenidade.

  Se endividam demais em busca de um bem material que lhes possa trazer a tão desejada plenitude.

  Se humilham demais em busca do amor de alguem que lhes possa trazer a tão desejada plenitude.

  Trabalham demais em busca de uma realização profissional que lhes possa trazer a tão desejada plenitude.

  Se o desespero e aflição estão predominando em sua vida ... talvez seja hora de encarar o abismo.

  "Felicidade" (Plenitude duradoura) NÃO EXISTE.

  O vazio existencial nasceu com você e irá te enterrar.
  Foi assim com Nietzsche, Hitler, Sócrates, Einstein, Agatha Christie ... "José da Silva".
  Não importa quantos enigmas decifre, inexoravelmente será devorado. 
  E o que virá depois? 
  Pode ser tudo, inclusive o nada.
  
  O vazio enquanto formos humanos vai sempre existir.

  O vazio só não pode ficar maior que a VIDA, quando isso acontecer já é hora da morte acontecer.

  Não morra antes que a vida termine…pra que pressa, como ter certeza que há uma luz no fim do túnel?
  O que nos garante que aquela luz não é um trem vindo para cima de nós…

VIVA ENQUANTO É TEMPO.