quinta-feira, 18 de julho de 2013

Convite


  “Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível.”
 [Schopenhauer]

   Cuido bem da minha vida.
  Como não sou nenhum “escolhido” ... não aconteceu aquela oportunidade de ouro de ganhar muito dinheiro.

  Não!
  O dinheiro não é um fim, apenas um meio de conseguir coisas do meu interesse de maneira mais fácil.
  Ou ajudar eficientemente outra pessoa.
  Dizer ao colega passando por infortúnio financeiro que “ele vai superar isso” qualquer um pode fazer, dar a ajuda em dinheiro ou bens materiais que ele precisa é um algo a mais significativo.
  Deixamos de ser um consolo para ter uma utilidade pratica.

  Vamos dizer que o colega precisa que eu lhe dedique algum tempo.    
  Não disponho de muito tempo, tenho que cuidar do sustento meu e família, trabalho, isso consome muitas horas.

  Suponhamos que o colega precise de R$500,00 emprestado.
  Já levei tanto calote na vida que não disponho desse dinheiro para “emprestar”, não sou rico, 500 reais é um risco que não me disponho a correr a não ser em alguma questão muito urgente.

  Sem correr grande risco físico ou financeiro “é do meu interesse” ter utilidade pratica para todos que me procuram ou não.

  Desejo que todos cuidem bem das próprias vidas a ponto de não precisarem da caridade de outros.

  Essa é uma das principais motivações para eu escrever tanto.

  Porque esse meu interesse?
  É dedução lógica.
  Se meus vizinhos (pessoas que me cercam) estão bem eu fico melhor que se estiverem mal.

  Que pessoa civilizada quer ter do seu lado pessoas pouco civilizadas?

  Não adianta apenas eu ter um boa visão política, se meus conterrâneos de Campinas não votarem bem eu também terei uma cidade com problemas.

  Se meus conhecidos mantiverem bons relacionamentos amorosos, mais tranquilos e alegres ficarão, é muito mais sereno conviver com pessoas de “bom astral”, por isso escrevo sobre relacionamentos.

  Esse Blog é um “aconselhamento” as pessoas, um pedido para que não cultuem o sofrimento, evitem o vitimismo.

  Gosto dessa filosofia que estimula as pessoas a serem alegres conscientemente, aproveitarem eficientemente cada dia, um convite a sabedoria.
  Eu quero estar alegre e sereno tanto quanto possível e como dizia o poeta:

“É impossível ser feliz sozinho”.

  “Ser feliz” é só força de expressão, não acho a felicidade possível.
  Acredito que podemos ter muitos momentos alegres e permanecermos a maior parte do tempo na serenidade.

   







.

Nenhum comentário: