quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sobre a Esperança


  “Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância.”
[Benjamin Franklin]

  Empresas grandes tem muitas “mulheres da limpeza” (homens também), na maioria das vezes são terceirizadas, elas estão ali, mas “não são dali.”

  Para sustentar 5 filhos minha mãe fez muito esse tipo de serviço, com pouca escolaridade não conseguia coisa melhor.
  Não sei o que tornou a vida da minha mãe mais difícil, não estudar ou ter muitos filhos.
  Não tenho como culpar a sociedade/sistema por esses ocorridos.
  Minha mãe dizia que não gostava de estudar.
  Engravidou na adolescência, meu pai era um garoto sem muito juízo ... a história clássica de tantas famílias que passam por grandes dificuldades.

  Estou escrevendo isso porque quando vemos uma moça que engravidou na adolescência e se encheu de filhos atribuímos responsabilidades a todo mundo menos a ela.

  Superei, mas por algum tempo não gostava de olhar para as mulheres da limpeza.
  Não, não era nenhum tipo de discriminação ou arrogância é que minha mente sempre ia para aquele lado escuro da Filosofia onde a tristeza se faz companhia constante.
  Para não ficar deprimido procurava olhar direto em seu olhos, não queria ver o “todo” da situação.
  O que me entristecia?
  Lembrar das dificuldades da minha mãe.
  Claro que era uma reação emocional exagerada da minha parte, o fato de uma situação lembrar dificuldades na minha infância não significa que ela ocorra de fato na vida de outra pessoa.
  Entretanto, a não ser que ocupe cargo de supervisão, a mulher da limpeza ganha pouco.
  Seu serviço é importante, mas não exige grande estudo, qualificação.



  De família pobre busquei estudar o máximo possível (dentro e fora da sala de aula).
  A minha volta todas as crianças pobres entendiam que se quisessem ter uma vida melhor precisavam adquirir conhecimento, para ficar bom em alguma profissão, progredir em alguma empresa ou até mesmo iniciar o próprio negócio.
  Mas muitos optam por “viver a juventude”, escola é uma coisa muito chata ou lugar de zoação.
  Quem está lendo esse texto de certo é alfabetizado e frequentou a escola, puxe pela memória, muitas crianças/adolescente optam pela ignorância.
  Tem a moça que se esforça nos estudos e a que prefere ficar dando um malhos na esquina.
  Tem o rapaz que se esforça nos estudos e o que prefere a introdução as drogas.

  Quando vemos alguém com pouco estudo automaticamente vem na mente a “falta de oportunidade”.
  Claro que isso ocorre, mas demorei para entender que não é o que mais ocorre.
  Tirando alguns locais de difícil acesso, a grande maioria das nossas crianças tem acesso a sala de aula.
  Você com pouquíssimo estudo seja sincero, se dedicou o suficiente para prosseguir na escola?
  Minha esposa (por exemplo) simplesmente parou de ir na escola depois de se desentender com o professor de matemática, depois com alguma pressão minha voltou a estudar e graças a isso ganhar mais que eu 😄
  Minha irmã também parou de ir na escola porque o namorado “Toninho” (acho que era isso) saiu.
  Depois voltou a estudar, se formou em Letras e ganha mais que eu 😄

  É, eu mesmo estudando pra caramba consegui ser um fracasso ... a vida tem dessas coisas.
  Mas se não tivesse adquirido tanto conhecimento aposto que minha vida seria ruim.
   (Apesar de tudo vivo bem)


   Veja um caso:

   “Ontem” no Shopping [03/03/2011] minha esposa e filhas estavam lanchando, uma funcionária que limpava o local se aproximou e perguntou o que era aquilo tão bonito que elas estavam comendo.
   Disse que sempre via as pessoas pedindo aquele prato, mas nem sabia o que era.
   Eram batatas recheadas, minha esposa lhe deu um pouco e ela comeu com gosto, achou maravilhoso.
   Ao perguntar o preço se assustou, com seu salário não poderia se dar ao luxo de comer um prato daqueles.
   Minha esposa em um misto de ingenuidade e boa intenção tentou deixar pago discretamente uma batata recheada para aquela pessoa, mas ao chegar no caixa a gerente da lanchonete tinha observado a cena e disse para minha esposa ficar tranquila que a lanchonete daria de graça aquele presente para a faxineira.

  "Espero" que a gerente seja uma pessoa legal, pois sabemos que esse tipo de ocorrência pode acabar em demissão, a política de qualquer Shopping proíbe que os funcionários incomodem de qualquer forma o cliente, imagine com os que “nem são dali”.

 “Espero” que a “mulher da limpeza” tenha degustado um farto prato de batata recheada sem maiores consequências.

  “Espero” que a Gerente seja uma pessoa tolerante e no máximo tenha feito uma recomendação para que aquilo não mais aconteça.

   Se você acha que a instrução é cara, trabalhosa, experimente a ignorância, um simples prato de batata recheada pode lhe custar um emprego que nem é lá essas coisas.

  Olha aí!
  Acabei chegando neste lado triste da Filosofia onde um filosofo não pode fazer nada além de ter esperança, torcer para que o melhor ou menos pior aconteça.

  Vou parar por aqui, a “Filosofia” já me fez perder a Fé, não quero perder a Esperança.
   O dia que eu não puder escrever uma Filosofia que consiga melhorar a vida das pessoas prefiro parar de escrever.

   No Abismo temos que ficar longe dos “buracos negros”, estruturas magnificas do pensamento, mas que sugam tudo, até a luz, nos levando para uma espécie de “lado escuro da Força”.

  Porque tantas pessoas não valorizam devidamente a Educação e o Conhecimento?

  NÃO SEI!

  Não tenho solução para tudo, não vou me sentir culpado por minhas filhas se alimentarem fartamente no Shopping, fico alegre que possam ter esse prazer.

  Só sei que nada sei.

  Tento manter a ESPERANÇA e buscar CONHECIMENTO.





.

Nenhum comentário: