terça-feira, 9 de julho de 2013

Sobre Solidão

 
 “O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nela, a si mesmos.”
     [Schopenhauer]

  Como há muita gente no mundo poucos de nós para pra pensar o quanto é difícil suportar a solidão.
  Eu conheço a “solidão sólida” no tocante ao pensamento, é muito complicado pensar o que ninguém pensa é um sentimento muito forte de exclusão.
  Fisicamente falando nunca experimentei a solidão, fujo dela.

   Gosto de ficar sozinho, não de ficar solitário.

  Quando passo em estradas avisto aquelas casas em sítios ou fazendas, isoladas, distantes, nem me imagino morando assim.
  Gosto de ter vizinhos mesmo que o contato se resuma a cumprimentar civilizadamente.
  Gosto de olhar pela janela e ver gente, ir na padaria, mercado e ver gente.
  Gosto de morar nesse prédio com tantas famílias honestas, trabalhadoras, pacificas.

  Nesse momento que escrevo o texto estou sozinho em casa, isso só é bom por que sei que daqui a pouco minha esposa e filhas irão chegar e encher a casa de vida.
 Gosto de escrever meditações, gosto igualmente de debater ideias.
 A interação entre pessoas proporcionada pela Internet é uma das coisas mais admiráveis do nosso tempo.

    “O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nela, a si mesmos.”

   Acredito que esse pensamento de Schopenhauer no seu final cai como uma luva para maioria das pessoas, mas não para mim e tantos outros.
   Eu suporto bem a eu mesmo.
   Tanto que gosto de ficar sozinho.

    “O que me torna sociável é minha incapacidade de suportar a solidão e o tédio que ela provoca, enjoamos de tudo, até de nós mesmos.”
  [William Robson]


   Essa frase me definiria melhor.

   Me ocorreu um pensamento sobre o Deus Bíblico.
   (Apenas uma divagação filosófica)

   Tantos perguntam porque fomos criados?

   Talvez Deus goste de ficar sozinho, mas não goste da solidão, por isso criou seres vivos.
  Não satisfeito com "bichinhos de estimação" (animais de baixo intelecto) desenvolveu nós sapiens e nos deu algum livre arbítrio em busca de bons debates 😊

  "Ser ou não ser".
  "Penso, logo existo?"
  "Fui criado ou surgi ao acaso?"
  "Há vida após a morte física."
  "Existe deus/espíritos?"

  Quando Eva experimentou do fruto e convenceu também Adão deve ter sido um dia de festa para o criador, seres vibrando em uma freqüência diferenciada, podendo surpreender o próprio Deus.
  Claro que isso assusta, como na primeira vez que nosso filho nos desobedece.
  Ao mesmo tempo percebemos uma criatura que não é só mais uma extensão de nós, mas um ser diferenciado, uma COMPANHIA.
  Finalmente não nos sentimos tão sós, tão entendiados com nós mesmos.

  Minha mulher e filhas estão chegando com todo aquele barulho que não gosto, mas com toda companhia que necessito porque se elas fossem tal qual eu sou continuaria me sentindo só…

  Obrigado por todos vocês existirem e serem diferentes de mim.

















😊









.

Nenhum comentário: