quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Predestinação


  “O que ensina a doutrina Calvinista?”

  “Ensina que a salvação é inteiramente de Deus; o homem nada tem a ver com a sua salvação.
   Deus dá a salvação para quem Ele deseja e ponto.
   Segundo essa doutrina, quando uma pessoa se arrepende, é inteiramente pelo poder atrativo do Espírito Santo.
  Para os Calvinistas, a predestinação é o decreto de Deus, através do qual Ele decidiu quem seria ou não salvo.
  As pessoas que seguem as teorias de João Calvino, ensinam que Cristo veio, não para morrer por todos, mas para aqueles que fazem parte da Sua Igreja.
  Estes serão salvos porque foram predestinados para a salvação.
  Esta teoria afirma assim:
  Se fosse verdade que Jesus veio para morrer por todas as pessoas, estaríamos diante de um Deus impotente, que foi capaz de fazer o Sol, a Lua, as estrelas, a Terra e os oceanos . . . mas que foi incapaz de salvar o homem”.

   


   Frequentei a Igreja Presbiteriana, na escola dominical e também nos cultos era dito que Deus sabe de todas as coisas, sabe quem é salvo ou não.
  Deus não irá interferir no meu “livre arbítrio”, mas pelo conceito da onisciência ele já sabe de ante mão se eu aceitarei o sacrifício de Jesus.

  Deixa ver se consigo que fique mais claro.

  Conheço minha filha, se eu deixa-la escolher um animalzinho para trazer para casa sei que será um cachorrinho.
  Notem que eu não estou impondo nada, não estou interferindo na vontade de minha filha, não estou nem exigindo que ela prefira um gatinho, até acho um notebook muito mais útil, mas SEI que ela escolherá o cãozinho.
  Porem deixemos isso de lado por hora, leva a uma Filosofia muito complexa que ficará para outro dia.

  O importante é observar que isso nos prende em uma "equação circular” da qual não temos como escapar, a fundamentação dela é ELA MESMA.

  Esses tipos de estruturas do pensamento sustentam os dogmas mais eficientes.

 1 - Se eu William estou na Igreja Presbiteriana então sou um escolhido de Deus, pois se eu não fosse “predestinado” a ser salvo não teria ouvido seu chamado.

 2 -  Se eu William saí da Igreja Presbiteriana é porque não sou um escolhido, Deus já sabia que eu ouviria a palavra, mas não iria entende-la ou aceita-la.

  Perceba eu estando dentro ou fora da igreja a predestinação é uma teoria que “se justifica”.
  
  Deus deseja que eu queira o notebook, mas sabe que eu escolherei o cãozinho, pois se eu fosse um escolhido seria atraído pelo notebook.

  Traduzindo:

  Deus quer que eu aceite o sacrifício de Jesus, mas sabe que eu ficarei meditando sobre essa história colocando em dúvida o plano da salvação.

  Eu William realmente não consigo ver nenhuma lógica no sacrifício de Jesus, não é que eu não queira, EU NÃO CONSIGO.

  Se Deus me criou, colocou em mim está incapacidade, eu não desejei ela, eu não pedi por ela.

  Senhoras e senhores “quebramos o círculo dessa equação”, se Deus determinou minha NATUREZA ele determinou toda uma “sequência de eventos”.
  NÃO ESCOLHEMOS O QUE SENTIR.

  Deus decidiu desde o início que William irá para o inferno, pensar é da minha natureza, não pedi isso, não desejei isso, se pudesse calaria meus pensamentos, eles nunca me trouxeram nada de bom, mas EU NÃO CONSIGO.

  Se Deus é onisciente e criou todas as coisas ... onde está meu livre arbítrio!?

  Se algum de vocês é um escolhido…parabéns!

  Para todos os outros…NOS VEMOS NO INFERNO!

  Por enquanto apenas aproveitem a vida, que ela seja longa e próspera,

  CARPE DIEM!


    


  Pelo princípio da predestinação tudo já está decidido só estamos aqui cumprindo tabela. 😩







.

2 comentários:

Emyee. Medeiros disse...

Você.. iniciou explicando muito bem... mas ao final demonstrou que não compreendeu a doutrina da predestinação... O sacrifício de Jesus é tão valido para um como para todos... e sem Ele ninguém seria salvo... inclusive os eleitos. Deus não rejeitou uns e salvou outros... Deus CONHECEU DE ANTEMÃO AQUELES QUE NUNCA O REJEITARIAM E OS ESCOLHEU ... OS ELEGEU OS trazendo para Ele a fim de os guardar e de morrer por Eles, por isto a bíblia diz que Ele os escolheu para salvação, pois por sua onisciência sabia quem iria aceitar tal sacrifício e quem não iria.Você gostaria de ter com você pessoas que te rejeitam e te desprezam o tempo todo ? Pense todas as pessoas só se tornam filhos de Deus após nascerem e APÓS RECONHECEREM O SACRIFICO DA CRUZ E O PERDÃO DE PECADOS ATRAVÉS DO SANGUE DE JESUS. Hebreus 9:22b diz: "e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados"... Então só SE RECONHECERMOS QUE JESUS É DESTA FORMA O ÚNICO MEIO DE ENTRAR NO CÉU, e nos arrependermos de nossos pecados, aceitando a Cristo Jesus como nosso ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR... ENTÃO SIIIM PODEREMOS SER SALVOS.Lembra que falou de sua filha ? que voce sendo o pai sabe antes o presente que ela escolheria ??? Deus também faz assim conosco... Ele sabe que antes de nascer vai aceita-lo e por isto Ele declara carinhosamente que estas pessoas já estão salvas. O contrario também é verdade...Ele sabe também quais vão rejeitar a cruz e o sacrifício, bem como sua palavra e a estes não elegeu... Deus nos força a querermos a salvação ! Ao contrario Ele nos da de GRAÇA...Mas é para quem quiser... Joao 1:12 diz: Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome...Viu ? Ele DEU-LHES O DIREITO !!!MAS TEM QUE CRER !!! VOCÊ ADIQUIRIRIA UM BEM SE NÃO ACREDITASSE EM QUEM ESTAVA VENDENDO ELE A VOCÊ ? Então porque logo Ele que fez tão grande sacrificio levaria para acasa dEle e de Graça pessoas que NÃO ACREDITA NELE ??? E se fosse do jeito que você havia entendido que Ele é Deus mal e que vão jogar nuns no inferno e outros vai salvar... mesmo assim Ele ainda seria justo... Pois o homem pecou... se depravou e precisa de redenção, logo todo homem esta condenado por si mesmo e por seus atos... Deus não tem culpa disto... então se do meio de todos estes perdidos e já condenados ao inferno (pois eé assim que por nossa própria causa nos encontramos e portanto merecemos o castigo de nossa culpa)...ele tirasse uns de la da perdição eterna... Ele seria ruim por isto ??? creio que já mais... Jesus morreu por todos que QUEREM: ISAÍAS 55:1-3... Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.PORTANTO... Jesus QUER E DESEJA QUE TODOS OS HOMENS VENHAM A ELE... MAS ELE É EDUCADO E NÃO INVADE NINGUÉM... MAS ELE ESPERA QUE TODOS SEJAM SALVOS... NÃO IMPORTA QUEM... ELE NÃO LEVOU O LADRÃO DA CRUZ PRO CÉU? PODERIA LEVAR OUTROS QUE SE ARREPENDESSEM TAMBÉM... I Timóteo 2: 3,4 e 5...Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. Agora te pergunto : DEUS O CONHECE DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO... ELE TE ELEGERIA PARA ESTAR COM ELE UM DIA ? OU VOCÊ NÃO É UM PREDESTINADO ?

William Robson Anakin disse...

Você não entendeu que já esta pré determinado se vou aceitar o sacrifico de Jesus ou não, independe da minha vontade.
(Segundo a doutrina)