sábado, 31 de agosto de 2013

Procura-se

  “Por um lado, há casos de trabalhadores que se acham qualificados demais para determinadas vagas. Por outro, há empresas que não encontram o perfil de funcionário que buscam.” [Folha]
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
  Eu entendo bem isso. Por vezes passamos por um processo de seleção tão rigoroso, com tantas exigências que acreditamos que o serviço na Empresa será algo desafiante e acima de tudo rentável.
 Deparamos com um salário mixuruca com chances remotas de alguma promoção.
 O serviço então, qualquer pessoa com um pouco de treinamento especifico de uma semana pode fazer, basta saber ler e escrever.
  Esse falado “perfil” que as Empresas buscam é outro enigma para mim. 
  Elas querem dedicação, comprometimento, busca de metas, motivação…enfim querem que amemos a Empresa e demos até a vida por ela; acontece que a empresa não se obriga a essas coisas, a maioria dos discursos ficam só no campo das boas intenções que nunca se realizam a não ser por força de alguma lei.

  A maioria das promoções “boas”, aquelas que realmente valem a pena são fruto de política e não de desempenho, se você se acertou na panelinha certa, tudo bem, se não se acertou em nenhuma panelinha ou escolheu a panelinha que não emplacou…azar o seu.

  Tem aquelas promoções por desempenho, mas muitas vezes é um caso sério a se pensar, você ganha tantas responsabilidades, tanta pressão, por um aumento de 20 ou 30 por cento no salário [quando chega a isso] é o tipo de “promoção” que se não estivesse sempre tão carente de capital acredito que nem aceitaria.
  Hã? Diante desta complexidade que conselho eu lhe daria? Vamos ver?
  To be continued…

  "Josué Carvalho dos Santos, pedreiro, sete anos de estudo, não fica sem trabalho há quase uma década. Janaína Alves, auxiliar de escritório, ensino médio completo, procura emprego há meses.
  As diferentes trajetórias revelam o novo perfil do desemprego no Brasil. Em 2010, 60% dos desempregados tinham 11 anos ou mais de estudo, e 33,6%, até oito anos." [Folha]


anterior                       <>                                próximo
Postar um comentário