terça-feira, 13 de agosto de 2013

Religião para quem Precisa

  “Se os homens são tão perversos tendo religião, como seriam sem ela?” 
[Benjamin Franklin]

  Observo que a religião em muitos casos é um “freio moral”, mas não em todos os casos e nem indispensável.
  Nosso vazio existencial é muito grande, me parece melhor preenche-lo com a crença em um Deus justo e bom que afoga-lo em álcool por exemplo.
  Mas não concordo com esta visão de que sem religião caminharíamos inexoravelmente para a barbárie já escrevi varias vezes sobre a lógica do amor fraternal e sem duvida ele continuaria a existir, pois faz muito sentido.
  Eu estou tranqüilo em minha casa, não tenho a preocupação de a qualquer momento meu vizinho arrombar minha porta e tentar me matar ou roubar ou fazer-me algum mal.

  Não penso que meu vizinho não me ataca por respeito ou temor a Deus, mas porque também quer ficar tranqüilo.


  Imaginem a seguinte situação:
  Você chega em um lugar e diz bom dia, as pessoas a sua volta respondem ao cumprimento e fica por isso mesmo, faz o que tem que fazer e segue seu caminho ou acontece alguma conversa agradável ou banal sobre o cotidiano.
  Se você chega dizendo palavrões, com a cara fechada, querendo bater em alguém, com arrogância a situação fica bem mais tensa.
  A grande maioria de nós opta pela LÓGICA da boa cordialidade, mesmo que estejamos vivendo momentos difíceis com vontade de xingar meio mundo... ser agradável e cordial é mais tranqüilo, mais eficiente, menos tenso.
  Percebem que não falamos de Deus, Religião, Moral, Bom Costume, Educação?


Eu chamo isso de INTELIGÊNCIA BÁSICA.

  O amor fraternal, a união dos “bons”, a convivência tranqüila, enfim há ações tão lógicas, tão praticas que quem não age desta maneira é muito BURRO.

  Com o grande numero de carros nas ruas a maneira mais eficiente de fluir o transito é respeitarmos as leis, as sinalizações e punirmos os infratores.
  Se gosta de levar a Bíblia no porta luvas para abençoar o carro, uma imagem de Maria ou fita do Senhor do Bonfim, tudo bem, mas se cruzar o sinal imprudentemente, andar na contra mão, dirigir alcoolizado estará sendo BURRO.

  Aquela inteligência de grande monta, que estabelece novos padrões de excelência, que nos faz evoluir tecnologicamente e civilizadamente realmente é rara.


  No entanto todos temos uma inteligência básica, basta usa-la.

  É difícil encontrar um louco tão louco que rasgue dinheiro ou coma fe...ijão estragado.
  Alguns são arrogantes se acham melhor ou mais importante que todos os outros e só o medo da multa evitará que eles cruzem o sinal vermelho, mas a maioria entende que respeitar o semáforo é o CERTO a fazer, não precisaria nem da policia, alias ela não tem como estar presente em todos os semáforos.
  “Policia para quem precisa de policia, policia para quem precisa.”

  Se pergunte agora:

  Você precisa da Religião para fazer o que é certo?
  “Decifra-me ou te Devoro!”






RELIGIÃO
Dizem que ela existe
Prá ajudar!
Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode


anterior                       <>                                próximo