sábado, 7 de setembro de 2013

Do Medo a Compreensão

  “Liberdade significa responsabilidade, é por isso que a maioria das pessoas a teme.”
 [Bernard Shaw]

  O que seria “ter medo de liberdade”?

  Sou livre para viajar a Nova Iorque.
 (Supondo que não tenha dificuldades para conseguir o visto de entrada).

  Se “me dessem” uma passagem para ir sozinho até lá, admito que ficaria com um pouco de medo.
 (Gastar cerca de 3 mil reais só na passagem para conhecer a cidade ... nem me imagino)

  Sem dominar o idioma ou conhecer a cidade teria muitas dificuldades.
  A minha primeira providência seria procurar alguém que me dissesse o que fazer.
  Você vai dizer que isso não é um medo, é uma preocupação, mas qual de fato é a diferença?
  Se eu me preocupo quando minha filha está na rua é porque tenho medo que algo lhe aconteça.

  Meu medo de ir para Nova Iorque seria maior que o medo de ir para São Paulo, mas ir a capital sozinho também não me deixa confortável, dependendo do destino ficaria mais tranquilo se alguém fosse comigo e me dissesse o que fazer, por onde ir.

  Percebem?

  Tenho liberdade, tenho lucidez, sei cuidar de mim, e mesmo assim a liberdade traz junto o MEDO, a preocupação, a responsabilidade por eu mesmo.

  Encontro tranquilidade e segurança se alguém me disser o que fazer!!

  Nos regimes Totalitários o povo “oprimido” torce para que seu ditador o conduza para tranquilidade e segurança.
  Caso isso não aconteça o povo ainda tem o consolo de ter alguém para colocar a CULPA, alguém para demonizar.

  Sejam bem vindos (ou mal vindos) a este plano do pensamento, este pedaço do Abismo onde a liberdade nos dá medo, ser responsável por si mesmo dá medo.

  Mas ficar “adulto” implica em cada vez mais nos responsabilizarmos por nossos atos.

  Sim, devemos ajudar uns aos outros, mas isso tem limite.

  Se você fica muito dependente de alguém esse alguém tem um enorme poder sobre você, isso também dá medo ...

  “Se fossemos enumerar todos nossos medos descobriríamos que são tantos que é melhor deixá-los adormecidos em algum canto da mente, para que mexer com quem está quieto?”


  Li certa vez uma frase:

  “Quanto mais conhecemos mais perdoamos.”

  Acho a palavra perdão muito forte, prefiro dizer que a experiência, o conhecimento pode nos trazer sabedoria e essa nos traz maior compreensão... no sentido de tolerância.

  Eu compreendo o medo das pessoas de se libertarem, compreendo o gosto de nós latinos por um “Estado Paizão” que se responsabilize por todos nós.

  Mas tudo tem limite, precisamos ficar adultos enquanto povo/nação.

  Vamos ficar eternamente deitados em berço esplêndido culpando outros povos por nossas mazelas?
 (Colonização portuguesa, imperialismo americano)





  

Voa canarinho, voa...


.

Nenhum comentário: