quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sobre Ética

  “Ética não é moral. Ética sempre foi, é, e será, a mesma coisa. Moral é mutável.” [E-mail]


  Ética = Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral; Conjunto de regras de conduta
  Não gosto de escrever sobre Ética porque ela serve a muita encheção de lingüiça. 
  Muitos pensadores olham para a Ética como uma “pedra filosofal” da Filosofia eu já fico com a definição do dicionário.

  A Ética é tão mutável quanto a moral e os “bons costumes” porque ela tenta definir o que é BOM e MAU ou BEM e MAL. [nem sempre isso é possível]

  Eu gosto da matemática porque ela não reconhece o que seja bem ou mal, mas sim o que é mais eficiente ou menos eficiente.
  Vamos enfiar o pé na jaca, como é Sábado [26/03/2011] e eu estou de folga já vamos lascar uma eutanásia.

  Existe um “consenso ético” que não devemos matar, devemos manter a vida até quanto nos for possível, então eticamente um médico nunca deveria desligar alguém da tomada, isso não seria bom.
  Mas aí vem a matemática e nos mostra estatísticas que aquela doença do paciente não tem cura conhecida, mante-lo ligado custa caro, existe outro paciente com maior “probabilidade” de cura que precisa daquele leito. 
  Percebem que a lógica sugere que não prolonguemos a vida além do necessário, não porque seja bom ou mau, mas porque não é EFICIENTE.
  A Ética por vezes dá uma banana para a lógica: 
  “A vida é um dom de Deus e só ele pode tirar”, “Enquanto há vida há esperança”, “Se a ciência possibilita que o paciente permaneça vivo então ele será obrigado a ficar vivo”, “Uma vida não tem preço”, “Amanhã poderemos achar a cura”…

  A Ética pode se encher de tantos subjetivismo e dogmas quanto a moral e os bons costumes porque ela nada mais é que um conjunto de regras de conduta.

  Em alguns países muçulmanos se eu tiver 3 esposas não posso ser acusado de não ser ético, a lei me permite, a moral não me condena.
  Já aqui no Brasil se eu tiver uma amante não estarei sendo ético com minha esposa e se eu tiver outra esposa poderei até ser preso.

  É ético ter uma esposa, é ético ter 3 esposas, ou varia de acordo com a regra de conduta estabelecida?
 “Decifra-me ou te Devoro!”
  “Para a acusação de disseminação de pornografia, a polícia chinesa tem como base uma foto na qual Weiwei está sentado ao lado de quatro mulheres nuas. Segundo o ativista, a imagem é artística e ele e as jovens nunca “sequer se tocaram”.
  [Globo]


anterior                       <>                                próximo