segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A Culpa

   “Não há nenhum problema tão terrível ao qual você não pode adicionar um pouco de culpa e fazer ele ficar pior.”
 [William Watterson]


  Se o sentimento de culpa não evitar que repitamos o mesmo erro então não serve para nada.

Jacó engana Isaque
 Sempre me irritou as pessoas usarem a palavra “desculpa” como algo magico que apaga tudo que foi feito de errado.
  Eu tenho exemplos muito bons a respeito disso, mas para comenta-los aqui conhecidos acabariam se identificando e ficaria complicado.
  Se eu erro e é possível corrigir o erro então é isso que faço.
  Se é possível corrigir o erro...fica de lição para o futuro de modo a não repeti-lo.
  Não vejo sentido em ficar carregando um sentimento de culpa.
  Também entendo que não escolhemos o que sentir então se o remorso esta te corroendo chore suas magoas em um ambiente controlado, fechado em seu quarto ou desabafando com um amigo, se és Freudiano procure um psicanalista, quando sair do ambiente controlado FAÇA O QUE TEM QUE FAZER!

  Assuma as consequências, tente não errar mais e SIGA ADIANTE.


  Como não posso dar exemplos, vamos falar de religião assim não ofendo ninguém ou ofendo todo mundo...

  Na igreja sempre falam que tenho que me arrepender porque Adão desobedeceu a Deus.
  Caraca! Foi Adão não foi eu.
  Respondem que Deus sabe de tudo e sabe que qualquer um no lugar de Adão faria o mesmo.
 Caraca! Se Deus criou Adão desobediente ele esperava o que?
 Eu planto pepino e quero colher framboesas?!

  Deus até poderia pedir desculpas a humanidade, porque se ele sabe tudo sabia que o livre arbítrio nos traria problemas e mesmo assim nos concedeu, aliás nem podemos dizer que concedeu, pois não me lembro de Adão ter pedido algo parecido com a sequência de eventos que ocorreram lembram?

  Deus permitiu a entrada do PT [Príncipe das Trevas] no Éden e esse disse a Eva que ela poderia ficar igual a Deus, ora, Deus é um pai bem sucedido, qual filho não quer ficar igual ao seu pai bem sucedido?

  Mas voltando ao início do texto de que me adiantaria o pedido de desculpas de Deus se já estamos ferrados mesmo? Já nascemos em pecado.
  Eu li a bíblia e vi homem de Deus enganar o próprio pai [ou casar com duas irmãs] como Jacó.
   Vi como Paulo tratava mulheres e escravos como humanos de segunda categoria.
   Vi como Ló bêbado transou com suas duas filhas.

  Como um livro com homens "escolhidos de Deus" desse tipo pode me dizer que nasci com culpa e se não me arrepender irei para o inferno?


  Meu pai não era um monstro, era mais uma criança crescida, quando ele batia na minha mãe ou em nós eu escondia alguma coisa dele só para incomoda-lo, atingi-lo de alguma maneira.
  Como ele não era um monstro não partia para uma retaliação total batendo em todo mundo, ele ficava furioso e dizia que se descobrisse quem fosse, o infeliz iria se arrepender.
  Eu escondia em lugares que ele próprio poderia ter esquecido de maneira que lhe deixasse duvidas dele mesmo ser o culpado.
  Tinha um cinzeiro que ele gostava muito então eu escondia em um vão do sofá onde ele poderia cair naturalmente, mas não vou dizer mais nada, vai que minhas filhas aprendam daí eu como bom monstro partirei para a retaliação total até minha esposa vai apanhar…
😆
😆


  
 Bem, mas o que eu quero dizer é que esconder as coisas do meu pai pode ter sido terrível, mas ele nos fazia muito mais mal nos tratando com violência, o que eu fiz está feito e tenham certeza que não carrego nenhum sentimento de culpa pelo ocorrido, “acho” que não faria de novo, mas não tenho certeza porque esta é uma ferida que a muito cicatrizou hoje consigo até fazer piada dela, quando a ferida ainda está naturalmente aberta nossos sentimentos são menos nobres.

  Jacó enganou o pai por pura ambição, seu pai não tinha lhe feito nenhum mal, até onde sabemos Isaque foi um bom pai.


  No meu cotidiano eu falo para as mulheres que elas tem que ser obediente ao homem porque isso está até na Bíblia, digo que Deus deveria ter logo arrancado duas costelas e feito algo melhor, digo que é bom que elas trabalhem mais para sustentar nós pobres homens…
  O que acontece é que como não posso falar sobre Filosofia que gosto então falo essas “superficialidades” sobre mulheres, times de futebol, clima, trânsito, mas na maior parte do tempo consigo permanecer em reclusão e silêncio o que tem sido muito bom.
  Na PRATICA ninguém vai conseguir encontrar uma mulher que eu tenha tratado como ser de segunda categoria, nem antigas namoradas, esposa, chefes, colegas de escola ou trabalho, enfim, fora da brincadeira não encontrarão nenhuma mulher que eu tenha faltado com respeito pelo simples fato dela ser mulher.
  Escravidão então é algo abominável, não gosto nem de ir a zoológicos com seus animais enjaulados.
  Beber eu não bebo, nem consigo imaginar que tipo de droga deveriam me ministrar a ponto de fazer eu sentir algum desejo sexual por minhas filhas, só se fosse um poderosíssimo alucinógeno o qual fizesse que eu não as reconhecesse como minhas filhas, é algo inimaginável, para Ló bastou o vinho...
   Sabem, eu ir para o inferno será um grande problema, não me sinto bem no calor [lá é quente segundo a lenda], mas não vou tornar isso ainda pior me sentindo culpado.

  “Não há nenhum problema tão terrível ao qual você não pode adicionar um pouco de culpa e fazer ele ficar pior.”


 
Ló bêbado transa com as filhas.
anterior                                <>                                     próximo
Postar um comentário