sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Meu Obituário

   “É mais fácil suportar a morte sem pensar nela, que suportar o pensamento da morte.”
  [Blaise Pascal]

  Faz alguns anos estou meio "Dr. House", evito contatos pessoais.

  Apenas flutuo pelos planos de pensamento, algo mais no atacado e menos no varejo, mais coletivo menos individual.

  Quando eu investigava as mentes a minha volta uma pergunta básica era:

   O que você pensa da vida após a morte?

  Teorizo que o indivíduo vive muito em função do que acredita que irá acontecer quando morrer.
  Exemplo:
  A pessoa me diz que os bons irão para o céu e os maus para o inferno.
  A mente com essa crença/opinião tem preocupação em fazer o que é certo dentro dos parâmetros da sua religião, acredita que os olhos de Deus estão sempre sobre ela.
  Isso não quer dizer que ela sempre faça o que é correto, quer dizer que se ela fizer algo de errado eu posso apelar a sua CONSCIÊNCIA "religiosa".
  O indivíduo que não acredita em nada após a vida, não adianta eu apelar para consciência dele, tenho que lhe dar motivos para não fazer o que é errado.
  Um “prêmio ou punição” na terra mesmo.

  Isso é só um rascunho, uma linha geral da investigação, é evidente que esse processo tem inúmeras nuances.
  Usava muito isso para saber como agir e o que esperar de uma pessoa, colega, funcionário ou possível namorada.
  Hoje não ocupo cargo de comando, não estou em busca de amigos, sou casado, então esse tipo de análise pessoal perdeu a utilidade, sem utilidade perdeu muito do encanto.



  Então, falando no atacado...

  É preciso suportar pensar na morte.

  Pode ser mais fácil viver evitando esse assunto, mas não é eficiente.
  A “aposta” no que vai acontecer orienta sua vida ... ou deveria.

  Nas minhas analises encontrei muita gente mais perdida que cego em tiroteio.

  Que dizer de um pastor que usa drogas ou procura o serviço de prostitutas?

  O que dizer do padre pedófilo?

  O que dizer do ladrão que faz o sinal da cruz antes de sair para assaltar?

  O que eles pensam!?
  Existe o céu, existe o inferno, tem um Deus olhando tudo, mas bem no momento que estão fazendo algo condenável ... Deus não está vendo!?

    Tem gente que diz acreditar em Deus, tem essa “convicção”, mas age como se ele não existisse.

  Aquele político corrupto super religioso.

  Aquele péssimo patrão que não sai da igreja.

  O que dizer de um “crente fiel” que bate na esposa, espanca as crianças?

  De uma católica fervorosa que prega dar tudo aos pobres, mas tem dezenas de sapatos e o guarda roupa cheio de roupas que nem usa?

  Essas pessoas NÃO pensam na morte.
  Na pratica se comportam como se fossem viver para sempre então fica mais fácil suportar a morte sem pensar muito nela.

  A morte passa a ser uma coisa que acontece aos outros...
  Quando morre alguém próximo ou o próprio indivíduo passa por uma situação de alto risco, isso o abala por alguns dias, mas logo vem o esquecimento.

  Eu penso na morte.

  É realmente um pensamento muito difícil, saber que hoje por N motivos pode ser o último dia de minha vida.
  Um assalto, atropelamento, acidente com a moto, infarto fulminante...

  Hoje posso ser picado por um simples mosquito e em poucas semanas estar morto por febre amarela, dengue hemorrágica, gripe H1N1...

  Não fico fazendo projeções otimistas ou pessimistas, apenas não ignoro as possibilidades.
  Evito áreas de risco, dirijo com cuidado, tomo vacinas.
  Não pedi pra nascer, mas já que estou aqui tento viver bem e por mais tempo possível.

  Eu particularmente aposto na aniquilação, mas tudo é tão confuso ... acredito que existe formas de vida diferenciadas da nossa, mas não sei se passaremos por essa transformação.
  Um chimpanzé pode acreditar que um dia se transformará em humano ... sabemos que isso não acontecerá.



   Uso meu tempo tentando viver melhor.
   Não fico me esforçando para "descobrir" se existe algum “céu”.

  Se morrer hoje não tenho nenhum filho não reconhecido, não deixo dividas, deixo recursos para o funeral (quero doar todos os órgãos e ser cremado), minha esposa financeiramente não terá grandes dificuldades para criar as meninas.

  Para as meninas deixo todos os meus textos, elas sempre saberão o que o pai pensou a respeito de tudo, elas sempre poderão conversar com esse morto que voz escreve e terão minhas orientações a respeito de tudo.

  Se elas desenvolverem uma maneira lógica de pensar e tiverem um pouquinho de sorte terão grande probabilidade de uma vida longa, próspera e muito satisfatória.

  Espero que as pessoas não chorem por mim, todos sabem como gosto de músicas e sorrisos.

  Nascem tantas pessoas todos os dias e quando eu nasci fui só mais um número.

  Morrem tantas pessoas todos os dias e quando eu morrer serei só mais um número.

  Dos números eu vim para os números voltarei.

  Nessa minha trajetória montei muitas equações, decifrei muitos enigmas, levantei duvidas que valeram uma vida, a MINHA VIDA.

  Não há surpresas ou decepções, desde o começo sei que inevitavelmente serei devorado, apenas vou ganhando tempo.

  O fim sempre está próximo, mas não aqui, não agora, amanhã talvez.

  Hoje está um belo dia para VIVER!

 CARPE DIEM!



.


Nenhum comentário: