quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sobre o Ridículo

  “Fazer troça da filosofia já é filosofar.”
[Blaise Pascal]

  Gosto de comédia, mas tem que ser inteligente, programas tipo Zorra Total ou Praça é Nossa não me atraem.
  Se fosse escolher séries humorísticas seriam Seinfeld, Dois Homens e Meio (primeiras temporadas), Os Simpsons também são interessantes.

  Rio também com tiradas “ridículas”.
  O burlesco me atrai.

  “Burlesco é um trabalho literário, dramático ou musical com o intuito de causar riso ao caricaturar a maneira ou o espírito de trabalhos sérios ou por tratamento grotesco de seus assuntos.
  A palavra é de origem italiana, que por sua vez deriva da palavra burla, que significa "piada", "ridículo" ou "zombaria".
[Wikipédia]

  É algo como aquela musiquinha infantil que diz:

  “Se você do inferno não escapulir mostra-me o caminho para eu NÃO seguir.”

  Rio com o ridículo, me serve de experiência para não seguir pelo mesmo caminho, o ridículo é engraçado nos outros, quando acontece comigo “ás vezes” também rio, mas trato de me corrigir.

  Veja uma amostra de como filosofar diante de uma cena, acontecimento.


  Não podemos nos atirar de cabeça em uma empreitada baseados na nossa lembrança de como as coisas eram.
  Tudo pode mudar, amores e dores, esperança e confiança.


  Lembrei agora (nem sei bem porque) de como começaram minhas investigações sobre a Bíblia.
  Até uns 14, 15 anos eu lia a Bíblia e aceitava tudo sem pensar muito, mesmo já lendo grandes pensadores.
  Afinal grandes filósofos também eram religiosos como o próprio Pascal.
  Trabalhava em uma metalúrgica e surgiu uma conversa sobre religião.
  Todos falavam sobre a própria fé até que o ferramenteiro disse não acreditar na Bíblia, era tudo conto da carochinha.
  Se ele parasse por aí estaria tudo mais ou menos bem, só olhei para ele com dó, ali estava um homem que não escaparia do inferno, orei para que Deus tivesse piedade da sua alma.
  Acontece que ele não se limitou ao “é assim porque é assim” como todos faziam, ele jogou no grupo uma bomba mental.

 🙎 “Se só tinha Eva de mulher e nasceram 3 filhos homens então os filhos transaram com a própria mãe.
  Mesmo que tivesse nascido mulheres de Adão e Eva e a Bíblia ocultou no mínimo ocorreu incesto, irmão transando com irmã.”

  Alguns riram, “acharam ridículo”.
 Outros ficaram injuriados com a blasfêmia.

  Para mim ... foi trágico.
  É como se o cara me atingisse com um soco no estômago ... por isso entendo a rejeição das pessoas com o que escrevo, é realmente muito desagradável quando alguém fala algo que vai contra o que acreditamos e não temos como refutar.

  Mas diferente da maioria não consigo simplesmente ignorar uma bomba mental e seguir adiante como se nada tivesse acontecido.
  Eu não sabia o que dizer, fiquei em silêncio, o argumento do cara parecia lógico e poderoso.

  O ferramenteiro estava “SOLITÁRIO” contra todo o grupo que na defesa da Bíblia só diziam mais e mais “escapismos”.

  Depois disso comecei ler melhor a Bíblia, descobri que havia outras tribos fora do Éden.
  Até desenvolvi uma teoria:

  Seriam Adão e Eva os primeiros Homo sapiens e os habitantes de Node os antigos Neandertais?


  O importante é que aquele cara me mostrou o RIDÍCULO de Eva e Adão ser o primeiro casal de humanos criados, como tantas vezes eu ouvi e aceitei SEM PENSAR, sem interpretar o texto bíblico, apenas repetia como papagaio.
  Até ali eu lia todos os pensadores e era bastante crítico com os ateus e condescendente com os religiosos.
  Por volta dos 15 anos passei a ser crítico e imparcial com todo tipo de pensadores, mas paradoxalmente não tanto com a Bíblia ... virei evangélico da Presbiteriana.
  É que até esse momento eu considerava a Bíblia sempre certa, a falha estaria na minha interpretação ou falta de conhecimento, meu colega de trabalho ferramenteiro, por exemplo, desconhecia a terra de Node.
  Adão e Eva tiveram vários filhos, Caim, Abel e Sete foram apenas os primeiros.
  Evidente que na parte do incesto (ignorando a terra de Node) sua proposição era válida.

  De qualquer forma, aprofundar na Filosofia me tornou incrivelmente solitário.

  O colega de trabalho não foi culpado ou responsável por nada.
  Hoje quando visito esses acontecimentos do passado entendo que minha mente sempre vibrou nesta frequência investigativa.
  As histórias bíblicas seriam colocadas em xeque mais cedo ou mais tarde porque muitas delas são ridículas e o ridículo é engraçado nos outros.
  Para mim, perceber o ridículo de qualquer coisa é maravilhoso, trágico é permanecer nele.

   O coração mais bonito é fofo, encantador, enfeita poesias, mas com pouca pesquisa descobrimos qual desenho está mais próximo da REALIDADE.


  Sobre o ridículo eu digo que, descobrir é comédia permanecer é tragédia.
[William Robson]


.

Nenhum comentário: