domingo, 1 de dezembro de 2013

Validade dos Sonhos

  "Os sonhos não envelhecem.
   Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
   Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
   Isso prova que Ele ainda acredita em você.
   E se Ele ainda acredita, quem é você para duvidar!"
     [Padre Fábio de Melo] ​​

  Bonitinho, mas não é uma realidade observável.

  Sonhos e desejos também envelhecem, alguns até deixam de existir.

  Quando eu era criança sonhava ter dinheiro para comprar muitos doces, hoje eu tenho dinheiro para comprar muitos doces, mas sei lá, acho que não gosto tanto de doce quanto eu acreditava que gostava.

  Nem imaginam o quanto sonhei em morar numa casa de frente, vixe, como desejei isso!
  O tempo passou, adquiri um apartamento na planta porque era a forma mais eficiente caso quisesse morar em um bom bairro.
  Me acostumei morar em apartamento, hoje poderia troca-lo por uma boa casa em um bom bairro, acontece que morar em casa de frente foi outro sonho que envelheceu, não existe mais.
  O apartamento oferece muitas coisas que gosto atualmente, bela paisagem, praticidade para limpar, manutenção menos trabalhosa, segurança…
  Tem o inconveniente do condomínio, mas para um cara preguiçoso igual eu, pagar para ter menos trabalho é algo natural, aceitável.
  Quando eu sonhava com a casa de frente fazia parte do sonho lavar meu carro na garagem ou na calçada, hoje nem de lavar carro eu gosto, prefiro pagar para que lavem.

  Sonhava ter moto.
  Tive e tenho moto, uso mais por necessidade econômica, se fazer poupança não fosse mais necessário usaria só carro.

  Tem frases que são muito BONITAS e nos emocionam:

“Os sonhos não envelhecem.”

  Que lindo!
  Acontece que um pensamento ser bonito não o torna verdadeiro ou eficiente.
  A razão grita, mas a imaginação/emoção já estabeleceu uma nova diretriz.

      “A razão, por mais que grite, não pode negar que a imaginação estabeleceu no homem uma segunda natureza”. 
[Blaise Pascal]

  É preciso perceber onde termina a filosofia e começa a poesia.
  As frases que gosto mais são quando poesia e filosofia se complementam, beleza e razão.
  Frases e pensamentos bonitos se prestam a inúmeros sofismas que não raro fazem um belo estrago em sua vida.

  Vejamos.
  Estou bem morando em apartamento, mas em nome de um sonho de criança e adolescente compro uma casa de frente IMAGINANDO que é o que me falta para ser FELIZ.
  Caraca, eu não voltarei mais a ser criança e o ADULTO William prefere morar em apartamento.

  Se obrigar a realizar um sonho não tem lógica a não ser que “auto filosofando” (conhecendo a si mesmo) você perceba que isso ainda lhe traga PRAZER.

  Lembrei de uma colega que veio do interior de Pernambuco e se envolveu com um cara muito legal aqui em SP, mas “no seu coração” o relacionamento atual nunca daria certo porque seu “verdadeiro amor” ficou em Pernambuco, era o cara que ela amava desde a adolescência e era dele que ela iria ser, oh!
  Sem poder competir com a “imaginação” de Pernambuco meu colega desistiu e partiu para outra.
  Em uma férias coletiva de final de ano minha colega ficou toda animada, pois iria para Pernambuco rever familiares e seu grande amor que talvez se decidisse vir morar em SP com ela.
  As férias acabaram, a vida voltou ao normal e me chamou a atenção a insistência da garota em rever meu colega de SP.
  Perguntei sobre o grande amor de Pernambuco se havia casado, arrumado outra, morreu…
  Ela disse que saíram e ficaram juntos, mas ele lhe pareceu tão bobo. Não tinha mais nenhum encanto.
  Essas férias coletivas foram maravilhosas para ela mesmo que tenha voltado tão decepcionada.
  Se ela demorasse 5 anos ou mais para ir rever seu “grande amor”, ficaria 5 anos ou mais vivendo de ilusão e impedindo que momentos mais interessantes acontecessem aqui em São Paulo.

  É bom perceber quando nossos sonhos envelheceram, mudaram ou não existem mais, antes que provoquem em nossas vidas grandes estragos.

  E você, não tem nenhum sonho com prazo de validade vencida?

 “Decifre-se ou seja devorado!”





“Porque se chamava homem
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem”



   Essa música é linda, tome cuidado a beleza muitas vezes é um canto de sereia, a admiremos, mas não a deixemos “enfeitiçar” nosso raciocínio.
   Nos satisfaçamos com o entorpecimento de nossos sentidos, a poesia tem esse poder agradável.
  Cada vez que ouço uma bela canção...fico entorpecido.

   E nasce mais um dia... Carpe Diem!
  

   E nasce Dezembro o mês mais bonito do ano, BOAS FESTAS!




.


Nenhum comentário: