sábado, 19 de julho de 2014

Riqueza do Lítio

 “Já na Bolívia, estão as maiores jazidas comprovadas de lítio do mundo. Segundo a Agência de Pesquisa Geológica do governo dos EUA, são mais de 9 bilhões de toneladas - um terço do total das reservas dos cinco principais produtores. O governo boliviano é bem mais otimista, falando em até 100 bilhões de toneladas. A fonte de tanta riqueza é o Salar de Uyuni, um espetacular deserto de sal localizado no altiplano ao sul do país. São 12 mil km² de sal a 3.760 metros de altitude, uma enorme fonte de recursos na qual o lítio é a estrela principal. O governo boliviano aposta tanto no lítio que o presidente, Evo Morales, criou um órgão específico para controlar a extração e o tratamento do metal. Mas o processo anda devagar. O plano inicial era retirar lítio de Uyuni em 2009, mas vem sendo adiado.

  Para financiar a extração, os países precisam contar com colaboração externa. A Bolívia já assinou uma parceria comercial com a Holanda em agosto deste ano para a produção de baterias de lítio. Karzai andou oferecendo sua riqueza mineral a países como Japão e China. "A questão é se essa exploração será economicamente viável. Se a Bolívia deseja produzir no futuro, as parcerias precisam ser travadas agora", diz Ona Egbue. Inclusive com os Estados Unidos, por mais que as relações entre Evo Morales e Barack Obama andem pouco amistosas hoje em dia.” Superinteressante




  Observem que cada país tem sua “riqueza” e na maioria das vezes são entraves ideológicos que impedem que essa riqueza seja explorada eficientemente.
  Quanto a distribuição das riquezas isso é responsabilidade de cada povo que elege seus governantes.

  Vejo muitos falando da “dependência do mundo” a respeito do petróleo da Arábia Saudita, mas existe o outro lado da moeda:

  A Arábia Saudita depende que o mundo compre seu petróleo.

  Se ela não vender para as potências ocidentais vai vender para quem?
  Coréia do Norte e Cuba!?



  “Pessoas inteligentes que poderiam estar melhorando a Democracia e o Capitalismo ficam correndo atrás de fórmulas magicas...que não tem como dar certo.”




.

Nenhum comentário: