sábado, 5 de dezembro de 2015

Tufica

👤  "Animais irracionais tem emoções?"
  [Comentarista]

  Observo que sim.

  Se emoções vem do cérebro ou do espirito não tenho dados suficientes para afirmar.
  Se animais tem algum tipo de espirito não tenho dados suficientes para afirmar.

  Teve uma cadela na minha infância a qual eu percebia muitos sentimentos.
  Ela apareceu fraca e faminta na calçada da casa da minha vó Tidi que a alimentou.
  Daí como sempre acontece a cachorrinha não saía mais dali.
  Minha prima Érica começou a falar tu fica ou tu vai.
  E o “Tufica” venceu virando o nome da cachorrinha.
  Eu percebia quando ela estava triste ou alegre.
  Sabe aqueles filmes fantasiosos onde a mente de um humano é transferida para um animal?
  A Tufica parecia ter consciência da sua condição de cão, cheguei a comentar com minha mãe que a Tufica queria ser humana, invejava nossa condição.
  Minha mãe ficou preocupada com minha sanidade mental, ainda mais porque há casos de loucura na família do meu pai.

  Não sei explicar como cheguei a dedução que Tufica queria muito ser mãe.

  Só sei que eu sentia que ela queria muito ter um filhote, não conseguia e isso a deixava triste.
  Certa vez engravidou, o filhote morreu depois de algumas horas, vixe, quanta dor pude sentir naquele ser.
  A cena mais dolorosa ainda estava por vir.
  Seu filhote havia morrido, mas ela não aceitava.
  Minha vó Tidi se aproximava para pegar o filhote a Tufica não deixava.
  Depois, como ela estava exausta, acabou dormindo minha vó fez o que tinha que fazer.
  Tufica ficou deprimida por dias.
  Aqui escrevendo é como se pudesse ouvir seus uivos de dor ecoando em minha mente.
  Mas essa história tem uma continuação melhor.
  Depois de um tempo voltou a engravidar, dessa vez nasceu o Dólar, um belo cãozinho que nos fez companhia por anos.
  Tufica ficou muito feliz, eu fiquei feliz por ela ter realizado seu sonho de ser mãe.
  Conviveu com o dólar por 2 ou 3 anos, acredito que valeu a pena.


Essa imagem lembra bastante a Tufica



  Há quem diga que animais tem um tipo de “sopro” [Energia Vital] diferente dos humanos.
  O sopro só permanece neles enquanto há condição biológica.
  Claro que isso é uma crença, um ato de Fé.
  Se o sopro se extingue com o cérebro como podemos dizer que esse sopro algum dia existiu?
  Se esse tal sopro se extingue em “animais” e nós somos animais ... o mesmo pode se aplicar nós.

  Não sou espiritualista baseado em crendices o que me intriga é a subversão da lógica.

  Como dizia meu xará:

 
"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar" 
[William Shakespeare]


  Estudo Bíblico:

  “Deus prova os homens, para que assim possam ver que são em si mesmos como os animais.
  Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego.
  A vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
  Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
  Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
  Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?” 
[Eclesiastes 3:18-22]


  Essa passagem bíblica eu acho legal porque não nos ameaça com a possibilidade de um inferno.
  Ela sugere que as almas “boas” (segundo um critério misterioso de Deus) terão uma sobre vida.
  As que não forem tão boas (dignas) voltarão ao pó.
  Voltar ao pó sem ter mais consciência de nada é como deixar de existir.

  Muito mais sensato que ficar ardendo eternamente no fogo do inferno porque aos olhos de Deus, apesar do meu precioso cérebro, eu não consegui ser melhor que um cachorro... au, au, au.

 ➽Tem cães no Céu?




   

   😕 “Porque William Shakespeare falou que nossa Filosofia é vã?”

         (Comentarista)



  William Shakespeare viveu por volta de 1600.

  Filosofia era sinônimo de racionalidade, lógica, pensamentos bem estruturados.


  A palavra “Ciência” não tinha o status que tem hoje.

 

  Filosofo era um intelectual que especulava sobre fatos concretos.

  Se Shakespeare vivesse hoje diria:

 

   “Existe mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa ciência.”

 

  E o “vã”?

  Vã quer dizer inútil, insignificante.

  Foi uma palavra colocada com apelo emocional/teatral.

 

  Apelo emocional fica interessante em frases.

 

 “Só sei que nada sei”.

 “Penso logo existo”.

 “Quem espera sempre alcança”.

 

  ►Repense

 


 




_________________________________________

Um comentário:

NIHIL METILENE disse...

Eu também tive uma cadelinha na infância que apareceu em casa para "ter filhos".
Por dois meses ela cuidou dos filhotes que ela sempre escondia num barril que tinha no quintal.
Ela chorou muito quando foram doados.
Mas ela também teve um final feliz.
Foi dada para um dono de sítio.
Os chacareiros umas vezes preferem as cadelas porque elas vigiam melhor os lugares.
Não demos um nome para ela; mas vou chamá-la provisoriamente de Diana.
Imagino a Dianinha agora correndo feliz pelo mato de uma roça, convivendo com galinhas e patos, brigando com lobos assaltantes...

Uma música de homenagem.

https://youtu.be/iPytDKw2AuU